terça-feira, 25 de julho de 2017

Equipe da Secretaria de Saúde atende diariamente pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social nas vias da cidade. Implantado em 2010, por meio de parceria com o Ministério da Saúde, o Consultório na Rua atende aproximadamente 10 pessoas por dia. Entre os procedimentos realizados estão curativos, teste rápido de sifílis, HIV e hepatites virais, coletas de exames, encaminhamentos e acompanhamentos para serviços da área de saúde e assistência social.
O serviço itinerante é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas e conta com equipe multiprofissional, composta por psicóloga, assistente social, enfermeira e técnica de enfermagem. “Quando é necessário encaminhamos o paciente para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Emergência Psiquiátrica, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro Pop e para os mais diversos serviços da área da saúde”, explica a enfermeira Elizabete Laet.
A gerente de Saúde Mental, Heloísa Celler Conter, conta que no início o atendimento era realizado no período noturno e o enfoque era para pessoas em situação de rua, voltado para o atendimento para álcool e drogas. “A partir de 2012, o Consultório na Rua passou a fazer parte da Atenção Básica de Saúde, com uma equipe especifica e com carro próprio, atendendo a população em todos os seus aspectos biopsicossocial”.
A Enfermeira Elizabete explica que a equipe atende nos locais de grande concentração de pessoas na cidade e por meio de demandas. “Fazemos a busca andando pela cidade. Muitos moradores ficam nos mesmos lugares, sendo possível agendar o atendimento. Às vezes a população também nos indica lugares para realizar a abordagem”, afirma, pontuando que 90% das pessoas aceitam o atendimento.
Saiba Mais
Quem encontrar uma pessoa em situação de rua pode colaborar com o atendimento ligando para o Consultório na Rua, no telefone (44) 99133-7714, das 7 às 13 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário