A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) realiza a manutenção da pintura da sinalização horizontal em diversas vias do município. Nesta semana passam por intervenções as avenidas Curitiba e Teixeira Mendes. No primeiro semestre o trabalho foi intensificado nas avenidas Humaitá, São Paulo e Morangueira.
A importância da sinalização horizontal se da principalmente pela orientação do fluxo de tráfego de veículos, além de disciplinar o deslocamento de pedestres e melhorar a percepção dos condutores evitando acidentes. Rotineiramente novas placas também são instaladas com a substituição de sinalizações verticais danificadas.
Para reforçar a segurança no trânsito que fez mais de 25 vítimas no primeiro semestre, a Semob promove blitze com as polícias Militar, Rodoviária Federal e outras forças de segurança e abriu licitação de radares que não era realizada há meses e deixou o município sem fiscalização. De 28 pontos, o novo contrato prevê 40 pontos de radares localizados em locais que passaram por estudos técnicos pelas equipes de engenharia de tráfego e fiscalização de trânsito.
Além de medidas emergentes, a Semob trabalha com a educação de trânsito conscientizando principalmente crianças. As atividades são baseadas nas vivências dos participantes com a sensibilização da travessia correta na faixa de pedestres, uso da cadeirinha e a cobrança de pais e demais familiares para o respeito à legislação de trânsito.
Um dos mais novos componentes para o trânsito seguro são as “zebras” com atores fantasiados, envolvendo também condutores e pedestres para o respeito à faixa de trânsito. Ideia originária de Bogotá-Colômbia já caiu no gosto da comunidade e é realizada em avenidas com maior movimento e registros de acidentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário