A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal realiza na próxima segunda, 3, audiência pública para apresentar metodologia na elaboração do Plano de Gerenciamento Municipal de Resíduos Sólidos, que vai prever entre outras ações, como será o gerenciamento da coleta, o transporte, o tratamento e a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e rejeitos.
O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Jaime Dallagnol, ressalta a importância da comunidade participar e que o objetivo é ouvir e debater com ela o que é melhor para o município. “A audiência é aberta para todos. É importante a participação da comunidade que poderá contribuir com ideias e dar sua opinião para esse plano que vai definir a gestão de resíduos sólidos no município para os próximos anos”, explica.
Além de atender a legislação federal, estão entre outros benefícios da elaboração do plano, a habilitação do município para ter acesso a recursos federais, planejamento da gestão de resíduos sólidos a curto, médio, longo prazo, promoção da saúde pública e geração de emprego com as cooperativas de reciclagem.
A audiência contará com a apresentação metodológica e com a formação de comissão diretora de fiscalização dos trabalhos do plano. Fora os cinco membros da administração municipal, indicados pelo prefeito, a comissão será composta por sete representantes da sociedade civil organizada, eleitos pela maioria simples dos participantes da audiência, através de voto direto. Poderão se inscrever somente um representante por entidade. As inscrições serão feitas na própria audiência pública e só poderão se candidatar aqueles que estiverem presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário