quarta-feira, 29 de março de 2017

Câmara no Bairro: programa tenta aproximar vereadores da população


A Câmara Municipal de Marialva inicia a partir desta quinta-feira (30) o programa “Câmara no Bairro”, que tem como objetivo estreitar o relacionamento dos vereadores com a população e promover uma integração entre o Poder Legislativo e a comunidade. O Câmara no Bairro é um programa que pretende levar os vereadores para cada uma das regiões de Marialva e convidar os moradores e a participar da solução dos problemas da cidade.

Os vereadores poderão ver de perto os principais problemas e necessidades de cada bairro e os munícipes poderão elencar as suas demandas e reinvindicações. A intenção é ampliar a participação popular nas decisões e nas ações de interesse público, a partir da discussão comum de questões que envolvam o Município. Josiane do Maurício (PP) destaca a ação proativa da Câmara com este programa. “Se a população não vem até à Câmara, a Câmara vai até a população. O vereador, para exercer bem o seu papel, precisa estar constantemente nos bairros. O que nós estamos fazendo é um trabalho em conjunto”, diz.

Shenandoá será a primeira região a receber o Câmara no Bairro
Ao longo deste ano, os vereadores realizarão visitas quinzenais em diversos pontos da cidade e dos distritos. Nesta primeira fase, onze pontos serão visitados. A primeira região a receber o “Câmara no Bairro” será o Jardim Shenandoá nesta quinta-feira, dia 30. Para o mês de abril estão previstas ainda edições no Conjunto Marialva II e na Vila Brasil.

A expectativa dos vereadores é que o programa receba total adesão dos moradores, comerciantes, entidades e de lideranças políticas. “A expectativa é a melhor possível. Queremos que aqueles que nunca vieram até a Câmara, para acompanhar uma sessão ou conversar com um vereador, conheça a realidade dos trabalhos desenvolvidos pelo legislativo e tenha a oportunidade de expressar suas opiniões, anseios e sugestões”, diz, Luciano Grudi (PSC).

Demandas vão orientar o trabalho do Legislativo
O atendimento será feito próximo das UBS (Unidade Básica de Saúde). Num primeiro momento, os vereadores conversarão individualmente com os munícipes sobre assuntos diversificados. Depois, discutirão com o grupo presente assuntos definidos de interesse local e para a melhoria do bairro.

Segundo, Ricardo Vendrame (PP) as demandas apresentadas durante os encontros serão importantes para orientar os trabalhos da Casa. “As demandas que forem de responsabilidade do Executivo serão encaminhadas pelos vereadores para os órgãos e setores competentes. Já as solicitações que forem de função do Legislativo serão analisadas pelas comissões permanentes da Câmara para que tenham um respaldo, seja por meio de projetos de lei, por emendas no orçamento da prefeitura ou mesmo por meio de ações de fiscalização”.

“Ouvir o povo é importante para sabermos quais são as prioridades de cada local. Assim podemos ajudar Executivo a definir prioridades e descentralizar os investimentos ”, disse, Xuxa (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário