Diretoria de Comunicação
A Prefeitura de Maringá, Câmara e Associação Maringaense dos Autistas (AMA) realizam de 1 a 7 de abril a Semana Municipal da Consciência do Autismo em Maringá. O objetivo é realizar ações de conscientização sobre o autismo, valorizando o respeito, a aceitação e a compreensão da singularidade que afetam a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
As atividades iniciam no sábado com carreata com saída da Associação Maringaense dos Autistas (AMA), às 9 horas. No domingo, 2, caminhada dos autistas e seus familiares com saída em frente ao Parque do Ingá, às 9 horas. A data também é marcada pelo Dia Mundial do Autismo, criada pela Organização das Nações Unidas. A cor azul foi escolhida como representação do autismo, em razão de a cada cinco pessoas autistas, quatro serem meninos.
Na segunda, na Câmara de Maringá, às 19h30, abertura da Semana com a presença do deputado federal Fernando Francischini, que na ocasião anunciará o repasse, por meio de emenda parlamentar, para área da saúde no valor de R$ 500 mil. Em seguida, palestra sobre o atendimento de pessoas com autismo na rede municipal de ensino ministrada pela professora e gerente da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Paula Bacaro. Na ocasião será realizada exposição dos trabalhos da educação inclusiva.
Na terça-feira, 4, no Auditório Hélio Moreira, às 19 horas, exibição de filme relacionado ao autismo, em seguida palestra ministrada com a professora Marlene Simionato para debater as questões apresentadas durante o filme. Na quarta, 5, palestra ministrada na Câmara de Maringá pela neuropediatra Rosemeire Ferreira Martins Arneiro, com o tema “A importância do diagnóstico precoce”. A palestra ocorre em duas oportunidades, uma pela manhã, das 8 às 11 horas, e das 14 às 17 horas.
Na quinta, 6, na Vila Olímpica, das 8 às 12 horas, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realiza a estação do autismo com distribuição de material informativo sobre o tema. Na sexta, na Câmara, palestra ministrada pela psiquiatra infantil Raquel Proença, com o tema “Saúde mental: a importância de cuidar de quem cuida”.
Saiba Mais - A Semana Municipal da Consciência do Autismo em Maringá é fruto de Lei nº 9.984/2015, de autoria do então vereador e atual prefeito Ulisses Maia. Com a finalidade de disseminar informações sobre o tema autismo, a Prefeitura, por meio das secretarias de Educação/ Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMAE), Saúde, Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Câmara de Vereadores, Associação Maringaense dos Autistas (AMA) e Projeto Social Estrela de Davi, promovem a Semana Municipal da Consciência do Autismo, com programação especial e diversas atividades destinadas à familiares de crianças autistas, educadores e comunidade em geral.
------------------------------
EDUCAÇÃO
Rede municipal de ensino inclui alunos com autismo
A Secretaria Municipal de Educação de Maringá, por meio das escolas de educação infantil e ensino fundamental, incluem no período regular alunos com autismo. Atualmente são 101 crianças atendidas e a estrutura oferecida abrange também atendimento nas salas de recurso multifuncionais com especialistas, com objetivo de complementar e suplementar o ensino regular.
Além desses atendimentos, os alunos com autismo são acompanhados pelo Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMAE). Os serviços disponibilizados são de assessoria da Educação Especial, Psicologia, Fonoaudiologia e Professor de apoio em sala de aula. Para tanto, a Rede Municipal de Ensino oferece à equipe escolar, formação continuada em busca da qualidade do processo de ensino aprendizagem.
No município a Associação Maringaense dos Autistas (AMA) mantém a Escola Leo Kanner para atendimento educacional para crianças e adultos com autismo, ao todo, 96. A diretora da unidade, Odilia Maria Ferreira Barbosa, evidencia a importância de disseminar informação sobre o autismo para reduzir o preconceito e incluir cada vez mais as pessoas com autismo. “A estimativa é que para cada 65 nascimentos, um tenha Transtorno do Espectro Autista. Precisamos levar informação e debater a questão com a comunidade como um todo. Quanto mais informação, menos preconceito”, diz a diretora.
Na Semana Municipal da Consciência do Autismo, de 1 a 7 de abril, a programação abrange diversas atividades destinadas à familiares de crianças autistas, educadores e comunidade em geral, muitos dos trabalhos desenvolvidos na rede municipal de ensino serão exibidos. O objetivo é realizar ações de conscientização sobre o autismo, valorizando o respeito, a aceitação e a compreensão da singularidade que afetam a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Saiba Mais - O TEA é uma alteração do neurodesenvolvimento, de causas genéticas e ambientais e que afeta significativamente a população. O diagnóstico precoce é fundamental para a evolução favorável do quadro, uma vez que o transtorno não tem cura e o tratamento é baseado em estimulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário