sexta-feira, 4 de agosto de 2017

A Feira do Parque reunirá neste domingo, 6, 40 barracas de artesãos, palco para apresentações culturais, como da Orquestra de Viola do Centro de Ação Cultural (CAC), espaço gastronômico com food trucks e a exposição fotográfica itinerante “Eu amo Maringá”, do jornalista Ângelo Rigon.
A feira, no entorno do Parque Do ingá, será das 10 horas às 15 horas como um projeto-piloto organizado Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), via Diretoria de Turismo, em parceira com a Secretaria de Cultura, Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Serviços Públicos, além do Instituto Cultural Ingá.
O Núcleo de Empresas Juniores da Associação Comercial e Empresarial (Acim) realizará pesquisa para definir aspectos importantes da feira para formatá-la para início oficial do projeto, previsto para ser lançado em setembro.
A presidente da associação de artesanato Capricho das Artes, Maria Isabel dos Santos, ressalta que a feira é mais uma oportunidade para as nove associação e entidades apresentarem e comercializarem o trabalho. “Estamos com uma expectativa muito boa para a feira. Cada passo que a secretaria dá para fomentar o nosso trabalho é valioso, é sinal de valorização do artesanato. Nossa associação vai ter a participação de 14 artesãos, que vão comercializar diversos produtos como o trico, crochê, bordados e origamis”, conta Maria.
O presidente da associação de artesanato Artemar, Leonil Lara, destaca a importância de ações de desenvolvimento do comércio de artesanato. “A feira do parque vem com o intuito de viabilizar o nosso trabalho, dentro dessa parceria com a prefeitura. É uma oportunidade de fomentar o artesanato e a cultura maringaense e mostrar a qualidade dos nossos produtos. Essa será a primeira edição e acreditamos que vai ser um sucesso”, esclarece.

Orgânicos
Todos os domingos produtores comercializam produtos orgânicos em Frente ao Colégio Instituto de Educação, das 7 às 12 horas. A feira oferece hortaliças, legumes, frutas, geleias e cereais produzidos sem agrotóxicos. A atividade é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Seide) com parceria da associação dos Produtores Orgânicos de Maringá (Pomar) e Emater.
O vice-presidente da Pomar e produtor de orgânicos, Juvenil da Silva Meireles, lembra que todos os produtos têm certificação e o documento fica exposto em todas as barracas. “A certificação de produtos orgânicos é o processo pelo qual uma certificadora, devidamente credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) assegura por escrito que determinado produto foi produzido sem a presença de agrotóxicos e adubos químicos. Esse processo varia de acordo com a propriedade, podendo demorar até um ano”, esclarece.
Além do certificado é necessário o cadastro na prefeitura para ser feirante. “A feira também está aberta para os produtores interessados em comercializar. Não podemos pensar em concorrência, temos que pensar em produção e a expectativa é aumentar até o fim do ano”, explica Juvenil Meireles.
Produtos orgânicos são cultivados sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. As técnicas de utilizadas para obtenção do produto provém de sistemas agrícolas baseados em processos naturais que inclui, por exemplo, a compostagem e adubação verde. “Com o tempo a terra e o produto vão ficando cada vez mais resistente e consequentemente a durabilidade de um produto orgânico fica maior”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário