sexta-feira, 25 de agosto de 2017

    Fone: 44 3221-1451 | Se você optar por não receber mensagens deste e-mail, responda solicitando encerramento de mailing.
Segurança

Curso de Urgência e Emergência capacita agentes de trânsito e orientadores do Estar

Agentes de trânsito e orientadores do Estar participam nesta sexta, 25, do curso de “Atendimento em Urgência e Emergência”. Parceria entre a Diretoria de Capacitação da Secretaria de Recursos Humanos e a Uningá, o curso integra projeto de extensão da instituição de ensino e também será oferecido aos guardas municipais.

O especialista em Reabilitação Cardiorrespiratória, o fisioterapeuta Luis Fernando Aguera Vieira explica que o curso visa capacitar os servidores para uma abordagem inicial e manutenção da sobrevida de vítimas de ocorrências de trânsito sob risco iminente de morte.

“Cinco e seis minutos com as vias áreas obstruídas é tempo suficiente para uma parada cardiorrespiratória. Não queremos atribuir responsabilidades aos servidores, mas promover uma capacitação que ressalta o compromisso de qualquer cidadão em valorizar a condição humana e ajudar o outro”, disse Vieira.

Ainda segundo o especialista, o curso instrui os participantes a ações para preparar a chegada do apoio especializado. “Em alguns casos a vítima precisará de um atendimento que não poderá esperar a chegada do serviço especializado”, acrescentou.

O agente de trânsito Fábio José Pinho disse que técnicas simples de primeiro socorros foram importantes em alguns atendimentos, como no caso de um motorista que convulsionou e perdeu o controle do veículo. “Se não fosse nossa orientação, uma pessoa poderia ter machucado muito seu dedo ao tentar desenrolar a língua do motorista”, destacou, lembrando que o aprendizado dos primeiros socorros levaram Pinho a salvar a vida de um irmão por ter se engasgado com alimento.

Para o agente Junior Cesar Garcia o curso de aperfeiçoamento capacitará as equipes para um atendimento de mais gravidade. “Não temos controle do que vai acontecer, qual situação vamos nos deparar, mas temos estar preparados. Eu mesmo presenciei um caso de um senhor infartando na Avenida Brasil. Por sorte uma ambulância estava próxima e conseguimos dar apoio até a chegada”, disse.

Telefones

192 – SAMU: Cabe à central do Samu encaminhar ambulância para o atendimento ou orientar o cidadão sobre onde procurar ajuda, conforme o caso relatado. São considerados casos de urgência e emergência problemas cardiorrespiratórios, intoxicações alimentares, afogamentos, queimaduras graves, entre outras situações.


193 – SIATE: Recebe informações sobre casos de combate e prevenção de incêndios, busca e salvamentos, atendimento pré-hospitalar, ações de Defesa Civil (alagamentos e enchentes), acidentes de trânsito com vítima presa em ferragens, disparo de arma de fogo, ferimento por arma branca, afogamentos, ou qualquer ocorrência em que tenha pessoas feridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário