Redação
Concurso visa conscientizar alunos sobre os riscos da queima de lixo
A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) lançou, nesta terça (22), o concurso de redação “Queimar Lixo – Apague Essa Ideia”, que visa conscientizar alunos da rede municipal e estadual de ensino sobre os riscos da queima de lixo em áreas residenciais ou terrenos baldios.
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, Alexandre Bettiol Ferelli, uma das principais causas dos incêndios florestais é a queima de lixo. “Esse concurso é fundamental para a sociedade, pois trabalha a prevenção e principalmente o combate contra a queima de lixo, responsável por mais de 50 % pelos incêndios”, destacou.
O aumento do número de casos de incêndios florestais registrados pelo 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros ressalta a necessidade do trabalho da conscientização. Em 2015, foram 422 registros, em 2016, 560, e no primeiro semestre de 2017, 310 casos.
O lançamento do concurso, realizado no Auditório Hélio Moreira, contou com a participação de supervisoras de escolas municipais e representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE) que orientarão professores para sensibilização dos alunos.
O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Jaime Dallagnol, parabenizou o vereador Flávio Mantovani, que solicitou à administração municipal a realização de ações educativas para o combate à queima de lixo.
“Assim como fez o vereador precisamos do apoio dos educadores para conscientizar a comunidade que não sabe a dimensão do perigo em queimar o lixo nas áreas residenciais ou nos terrenos baldios. Muitas vezes, um fundo de vale somente se recuperará de um incêndio após 20, 30 anos. A responsabilidade não é apenas do poder público e precisamos do apoio dos maringaenses”, afirmou.
O vereador Flávio Mantovani enfatizou que entre as vítimas da queima do lixo em terrenos baldios estão gatos e cães, lembrando que o concurso de redação certamente influenciará outros municípios da região. “Agradeço a administração pela acolhida do pedido em realizar uma ação educativa que ensinará nossas crianças a fazer o certo”, destacou.
O diretor da Sema, José Plinio Silva Filho, lembrou que o concurso aproximará a escola das ações da secretaria, ressaltando a importância dos educadores para essa integração. “Lembrando que teremos ainda um período de seca pela frente, faremos um trabalho eficaz para a redução da incidência das queimadas que muitas vezes é feita de forma inconsequente, pois as pessoas não sabem no que pode resultar,”, destacou.
O lançamento do concurso ainda contou com palestra do tenente Alexandre Bettiol Ferelli sobre o quanto o atendimento das queimadas afeta o serviço da corporação e do fisioterapeuta da rede municipal de saúde, Paulo Roberto Gouveia, que alertou sobre os riscos à saúde em inalar a fumaça, altamente tóxica em alguns casos.
A premiação do concurso será realizada no dia 10 de outubro, data comemorativa de inauguração do Parque do Ingá. Os vencedores serão premiados com um tablet. As escolas e colégios serão responsáveis por selecionar uma redação por unidade de ensino que serão analisadas por comissões compostas pela Secretaria Municipal de Educação e NRE nas categorias fundamental I e II.
Saiba mais
Mais informações sobre o concurso pelo telefone 3901-1889 (Gerência de Educação Ambiental – Sema)
Nenhum comentário:
Postar um comentário