quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Maringá supera os 406 mil habitantes


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, ontem, a população estimada dos 5.570 municípios brasileiros em 2017. Segundo a estimativa, Maringá passa a ter 406.693 habitantes, 3.630 a mais que em 2016 – alta de 0,9%.

O crescimento demográfico da cidade, na comparação com o ano passado, foi o quarto menor entre as dez maiores cidades do Estado. Nesse quesito, Maringá superou apenas Curitiba (+0,76%), Paranaguá (+0,75%), Guarapuava (+0,62%) e Foz do Iguaçu (+0,05%).

Segundo o sociólogo Leonildo Pereira de Souza, a estimativa do IBGE – que tem como data de referência 1º de julho – confirmou as projeções apresentadas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes) em 6 de julho. "A tendência é que Maringá continue crescendo, mas num ritmo menor nos próximos anos", diz.

Na estimativa anterior do IBGE, entre 2015 e 2016, Maringá registrou crescimento demográfico de 1,42%. Souza diz que essa taxa, próxima de 1% ao ano, é considerada como um indicador positivo. Segundo ele, o crescimento estável da população permite a reposição da mão de obra, sem comprometer a oferta de serviços básicos, como as vagas em escolas e os atendimentos nas unidades de saúde. "Nesse cenário, o município tem como se preparar melhor para atender à demanda dos serviços públicos do que se houvesse um boom demográfico", analisa o pesquisador do Ipardes.

Souza acrescenta que os municípios de médio porte (entre 50 mil e 100 mil habitantes) terão o maior crescimento demográfico até 2040, enquanto as grandes cidades (com mais de 100 mil) terão aumento populacional contínuo, porém, mais moderado. Em contrapartida, as pequenas cidades perderão habitantes.
Curiosidade
A planilha disponibilizada pelo IBGE considera remanejamentos populacionais decorrentes da alteração de limites entre municípios. Assim, a estimativa já leva em conta a perda de 1,9 mil habitantes de Maringá para Sarandi.

Não fosse a nova linha divisória aprovada recentemente pela Assembleia Legislativa – após acordo firmado entre os prefeitos Ulisses Maia e Walter Volpato –, Maringá teria chegado a 408,6 mil habitantes. Com um crescimento de 1,36%, ficaria atrás apenas de São José dos Pinhais (+1,58%) entre as maiores cidades do Estado.
Recursos federais
A estimativa do IBGE é usada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para definir a partilha dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo lideranças locais, o novo limite pode resultar num aumento de repasses para Sarandi, sem prejuízos para Maringá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário