quarta-feira, 19 de abril de 2017

Câmara homenageia pioneiro Manoel Mário de Araújo Pismel com Cidadania Benemérita

A Câmara de Maringá realiza nesta quinta-feira (20), às 19h, sessão solene para entrega do título de Cidadão Benemérito ao pioneiro Manoel Mário de Araújo Pismel. A proposição foi dos vereadores da Legislatura 2013-2016 Carlos Eduardo Saboia e Humberto Henrique.
Pismel chegou a Maringá aos 27 anos, vindo da capital paulista. A família dele abriu a Pismel Maringá, que foi uma das principais revendas da Ford no país e funcionou por 40 anos, depois a empresa expandiu os negócios para outros municípios.

Em 1960, aos 29 anos, assumiu a presidência da Associação Comercial de Maringá (ACIM) pela primeira vez. Também entre 1964-1966 esteve à frente da entidade e conta que as duas maiores preocupações eram ter uma sede própria e a questão política, o Brasil vivia sob a ditadura militar.

O sonho da sede própria da entidade foi concretizado com a doação de um terreno da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Na questão política Pismel conta que os militares entraram no seu escritório com um arquivo de aço com diversas pastas que continham fichas de moradores suspeitos de serem comunistas. “A maioria daquelas pessoas tinha participado da Marcha da Produção, encabeçada pelo bispo Dom Jaime Luiz Coelho, em 1958.

Dialoguei com os militares e expliquei que eram pessoas inocentes, afinal, a Marcha da Produção não tinha objetivos socialistas. Depois de muita argumentação os militares entenderam.”

O pioneiro presidiu ainda a Associação Brasileira de Distribuidores Ford, foi vice-presidente da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores e da Associação Latino-Americana de Distribuidores de Automotores. Em Maringá, foi presidente também do Lions Club e do Maringá Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário