Marcel Micheletto |
A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) elegeu e empossou hoje os 75 integrantes da sua nova Diretoria para o biênio 2017-2019, presidida pelo prefeito reeleito de Assis Chateaubriand e 2º vice-presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Marcel Micheletto. Composta por gestores municipais de todas as regiões do Estado, a chapa “Paraná Unido” foi eleita por aclamação e resultou de consenso entre as lideranças municipalistas.
No discurso de posse, Micheletto - presidente da AMP pela segunda vez - disse que vai intensificar as ações em defesa das prefeituras, lutar pela revisão do pacto federativo para ampliar as receitas das cidades e colocar os municípios no patamar que merecem. “Não aceitamos mais ser coadjuvantes na história. Queremos ser protagonistas no cenário nacional e nas eleições de 2018 para garantir aos municípios o lugar que eles merecem”, disse o prefeito, que sucedeu Ricardo Ortina, ex-prefeito de Santo Antônio do Sudoeste.
A chapa encabeçada por Micheletto contém os nomes de 75 prefeitos e prefeitas de todas as regiões do Estado. Foram eleitos o novo Conselho Diretor (com 9 integrantes), Conselho Fiscal (dez integrantes) e os 14 Comitês Permanentes da AMP. Além de Marcel Micheletto, integram o Conselho Diretor os prefeitos Frank Ariel Schiavini, de Coronel Vivida (1º vice-presidente), Beto Preto, de Apucarana (2º vice-presidente), Celio Barranco, de Guaporema (3º vice-presidente) , Marcel Jayre Mendes dos Santos, de Mato Rico (1º secretário), Angela Kraus, de Farol (2ª secretária), Ernesto Alexandre Basso, de Nova America da Colina (1º tesoureiro), Sergio Eduardo Emygdio de Faria, de Jacarezinho (2º tesoureiro) e Carlos Eugenio Stabach, de Contenda (diretor de Relações Institucionais).
Força do municipalismo
Ricardo Ortina agradeceu a confiança dos prefeitos e disse estar certo de que Micheletto fará um grande trabalho na AMP. “Fiz o melhor que pude para defender os municípios do Paraná. Tenho orgulho de ter ocupado este cargo e encerro o meu mandato de cabeça erguida”, comentou. “Tenho a certeza de que, com o Micheletto como presidente e com o apoio de toda a sua diretoria, a AMP estará em boas mãos e fará um grande trabalho em benefício dos municípios”.
Micheletto elogiou a atuação de Ortina, lembrou que em sua primeira gestão colocou a AMP no centro dos debates do municipalismo e convidou os prefeitos a participarem da organização para fortalecer os municípios. “Precisamos e merecemos ser respeitados no Estado e no Brasil. Queremos colocar os municípios no lugar que eles merecem. Para isso, temos que nos unir e mostrar força junto aos Governos Estadual, Federal, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional”.
O novo presidente da AMP também disse que vai exercer um mandato apartidário, mas lembrou que há muitas lutas importantes a serem travadas pelas prefeituras, em benefício da população. “Podem ter a certeza de que farei tudo o que puder em defesa do municipalismo. Quero usar a força que temos para garantir as mudanças que precisamos para fortalecer os municípios, em todos os níveis”, disse.
A eleição da AMP reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários e dirigentes das 19 associações regionais de municípios de todas as 19 regiões do Paraná. Também participaram da posse dois secretários estaduais - Antonio Bonetti (Meio Ambiente) e João Fianni (Cultura) - ; o vice-presidente e diretor administrativo do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Orlando Pessuti; o deputado federal Sérgio Souza; os deputados estaduais Márcio Nunes e Ademir Bier; o representante da Secretaria Estadual de Administração, Hélio Ventura; e ainda o representante da CNM, Eduardo Stranz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário