quarta-feira, 5 de abril de 2017

Hanseníase tem cura e o tratamento é oferecido de graça pelo SUS

A hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen, um parasita que ataca a pele e os nervos periféricos. Podendo atingir rosto, olhos, orelhas, nariz, braços, pernas, mãos e pés. Os principais sintomas são manchas de cor avermelhada, esbranquiçada ou amarronzada em qualquer região do corpo. É importante salientar que as manchas não coçam e não descascam, mas o indivíduo perde totalmente a sensibilidade ao calor, dor e tato. 

Com o avanço da doença, podem aparecer caroços causando deformações e atrofiamento dos nervos, impedindo alguns movimentos simples como abrir e fechar a mão. O diagnóstico é feito através de exames clínicos como testes de sensibilidade e força motora, mas também podem ser feitas biopsias, se necessário. A hanseníase é transmitida por vias respiratórias (tosse ou espirro), por isso, quem estiver no convívio familiar tem mais chances de contrair a doença, do que quem teve pouco contato com o portador. A hanseníase não é passada por abraço, aperto de mão ou carinho, não é necessário separar roupas e talheres. O tratamento é oferecido de graça pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e dura de 06 a 12 meses. O paciente pode ser curado completamente desde que siga todas as recomendações médicas e não é necessário isolamento, como a maioria pensa. É possível, desenvolver as atividades cotidianas, sem restrições.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada ano são registrados aproximadamente 40 mil novos casos da doença. Em Sarandi, 06 pessoas estão fazendo o tratamento, mas a Secretaria Municipal de Saúde acredita que existam mais casos sem diagnóstico.

“Quem teve contato com alguém da família ou do trabalho com hanseníase basta fazer o exame e se positivo, começar imediatamente o tratamento”, explicou a enfermeira do Centro de Especialidades Médicas, Denise Romão. Crianças também podem ser acometidas e o tratamento é o mesmo, o que diferencia é a dosagem dos medicamentos. Em sarandi, quem tiver dúvidas pode procurar O CEME – Centro de Especialidade Médicas, que fica na Av. Borsário Neto, n. 1000 – Jd. Social. Telefone: 3126-8953.

Nenhum comentário:

Postar um comentário